Beber Yerba Mate em uma manhã de verão

A Alegria de Beber Yerba Mate no Verão

English version

Beber Yerba Mate em uma manhã de verão

Para quem não é original do sul da América do Sul fica muito difícil compreender como que esse povo toma um mate tão quente e amargo em pleno verão. Não pense que por estarmos no extremo sul do continente que aqui não faz calor. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas passam facilmente dos 35°C, mas sempre tem um momento, muitos dias há até mais de um momento, em que o mate é propício e perfeito para a ocasião.

Aqui em casa acordamos cedo, normalmente com o sol. Na verdade, levantamos quase sempre antes mesmo de o astro romper a aurora no horizonte. No nosso caso, esse horizonte é a linha lá onde o oceano encontra o céu e o ar mais fresco da manhã ainda é acariciado pelo cheiro e pela brisa do mar. Acredito que nem preciso dizer que é aí, nessas horas matutinas, que o primeiro mate do dia é servido. O dia segue, o sol levanta alto no céu e uma cena muito comum aqui no litoral sul de Santa Catarina é um monte de gaúchos e gaúchas parados em pé ou sentados mateando embaixo do sol forte do verão, esteja ele torrando em cima da pele ou filtrado pela sombra dos guarda-sóis abertos ao longo da praia.

A beleza de Yerba Mate e da praia
A beleza de Yerba Mate e da praia

Beber Yerba Mate em uma tarde de verão

Eu, particularmente, não cevo meu mate nesse momento. Prefiro aguardar a sombra do meio da tarde na parte leste do meu jardim, protegido do sol pela sombra da casa e recebendo, de graça, a brisa do oceano. Aí está: meu segundo mate do dia. Não sou um apreciador do tereré, muito comum nos meses de verão, por ser tomado com erva mate e suco gelado. Esse é mais um motivo para me adaptar ao calor e selecionar bem os momentos do dia para matear. Em dias chuvosos, ou de muito vento, esse segundo mate costuma ser antecipado para antes do almoço.

Acredito que se soubermos nos adaptar ao que a vida nos oferece os dias serão mais leves, mais fáceis e mais felizes. Os hábitos individuais, cultura e tradição demoram muito mais tempo para mudar do que as estações do ano, portanto é mais fácil nos adaptar ao que o mundo nos oferece do que esperar que o mundo mude para a gente sem que façamos qualquer esforço. E assim é, para nós sul americanos do extremo sul da América, matear ao longo da temporada de verão. Por aqui, esta estação é tão quente quanto qualquer ilha ou cidade da linha do Equador, mas o bom e amargo mate segue roncando de mão em mão.

Beber Yerba Mate em uma manhã de verão
Beber Yerba Mate em uma manhã de verão

O horário nobre para beber Yerba Mate

Um horário nobre é o clássico final de tarde. Estejas onde estiveres. Sol se pondo no oeste e chaleira chiando no fogão. Com o horário de verão os dias esticam-se noite adentro e, naturalmente, seguimos mateando em nossa cuia até a escuridão absoluta. Assim como temprano pela manhã, o entardecer, consagrado pelo final do dia, oferece uma temperatura mais amena e absolutamente propícia para matear. Aí está: o terceiro mate do dia!

Por viver no litoral, gosto muito das cenas das rodas de mate entre família e amigos que vejo após o sol ter-se deslocado para o outro lado do mundo atrás das montanhas e, pela segunda vez no dia, as cores do céu começam a vibrar e a se colorir rápida e passageiramente, enquanto as cuias são passadas com sorrisos e olhares amigos e afetuosos por toda a volta.

Mais uma vez inspiro contente, profundamente, mesmo não sendo eu a receber a cuia, mas faceiro por testemunhar a cultura e a união de um povo intercontinental sendo compartilhada num entardecer de verão.

Comment!

One thought on “A Alegria de Beber Yerba Mate no Verão

Comments are closed.